Friday, December 08, 2006

Estrangeiros - O filme

boicotar Estrangeiros, o filme?
Eu to nessa. Boicotar coisas do tio San é sempre uma ótima idéia. Só acho que tem coisas bem piores que eles fizeram e fazem e nós nem nos damos conta. Pergunte qual a musica preferida de qualquer um de nossos jovens e a maioria das respostas virá em ingles. Por que eles são os melhores? não. Porque eles tem grana para produzir e divulgar muito. Desde que nasci que as rádios tocam mais musicas em inglês do que musicas brasileiras.Porque o inglês é mais sonoro, mais bonito? acho que não, é porque quando não se entende a letra não precisa pensar no que ela significa, dai é bem melhor de ouvir e bem melhor para o povo. No ultimo Bife em Lorena, dentro do ônibus achei massa uma tiração de sarro desta nossa característica americanofila. Um dos estudantes enrolou a lingua sem se preocupar em articular palavras e cantou uma musica em embromez que todos sabiamos o coro e foi muito divertido, rimos muito da nossa própria desgraça. Eles mudaram os nomes de nossas atividades para self service, fast food, sails 30% off e etc. Ou seja, muito do que falamos tem a ver com o que eles fizeram virar moda aqui e nós deixamos. Um turista vir para o Brasil e se ferrar na mão de bandidos é uma história possivel. Acho que Cidade de Deus e carandiru deve ter levado já a fama de que aqui é um pais violento. Mas neste caso foi pelas nossas mãos não é? Dai pode. Também acho, e não estou sendo irônico aqui, que se é pra dizer que o pais está cheio de violencia e se preparando para uma guerrilha urbana é a gente que tem que dizer. Só que os olhos do mundo nos enxergam. Enquanto não lutarmos pelas reformas na educação de base, pela educação gratuita e garantida para todos, pela melhor distribuição de renda e para nos organizarmos para melhorar nossa realidade, podemos boicotar quantos filmes quisermos que os estrangeiros vão continuar vendo as mazelas politicascom as web cams e os satélites . Mas ao invés de fazermos ações concretas para acabar com a desigualdade é mais fácil não ir assistir Estrangeiros. Para mim é mais fácil pois eu nem me interesso pelas porcarias que holiwood produz mesmo. Acho que deveriamos deixar de assistir toda merda que emana desta fonte como Super homem, Shrek os sem floresta e outras porcarias análogas. Acho que o cinema brasileiro é muito melhor. temos talentos, temos cenários e condiçoes para fazer coisas muito boas. Alias, já temos isto ha muito tempo. Hoje eu estava assistindo Kilombo novamente e me dei conta que já é um filme bem velhinho e, que produção nào é?. Na mesma fita, que fala do Cacá Diegues, também tem propaganda de várias outras produções como Pixote, Vidas Secas e varias outras que foram muito boas mas provavelmente não tiveram mais sucesso de bilheteria que o ultimo homen cueca(super homem) com seu topede de gel indestrutivel.
Sei que dei uma viajada e concordo com o boicote, até porque eu já não ia assistir mesmo a não ser que fosse um piratão e emprestado de alguém porque não costumo guardar este tipo de lixo mas, acho que a gente devia ficar mais revoltado pelas desigualdades apontadas pelos "estranjas" realmente existirem. Dai acho legal que cada um tente e eu também tentarei como lição de casa responder algumas perguntas:
O que está sendo feito pelo povo da favela? Em que o Nosso presidente (que outro dia vi num programa da tv camara ser chamada de "Orangotango" por um poeta) está trabalhando para melhorar a vida dos copanheiros trabalhadores? As favelas estão se armando e o desarmamento delas sem sangue só pode ocorrer se dermos um destino melhor para as pessoas que moram nelas. mas que mobilizaçào está sendo feita para dar moradia digna áquelas pessoas? O trafico se organiza com o caos. Desorganizar o trafico só se consegue quando não ha vantagem em trabalhar para o traficante. quando é que vamos conseguir dar esta perspectiva aos nossos irmàozinhos negros e brancos que moram lá?
No pós ditadura, onde deveriamos valorizar a educação como meio de desenvolvimento porque estamos ainda tào tímidos neste setor? Porque a educação não caminha? quais as politicas de educação que estão sendo tramitadas? Em que ponto Paulo Freire parou? Avançou depois disto?
Eu entrei na USP pensando em obter uma profissão atraves de um diploma. Mas confesso que estou deixando de estudar várias coisas técnicas que posso ver quando precisar depois e estou aproveitando o tempo para pesquisar sobre estas coisas. O prof. Milanesi pode ser considerado um sonhador em algumas de suas colocações, mas eu o considero alguém que tem a extrema capacidade de provocar as pessoas para acordarem de certos sonhos em que vivem e começarem a fazer estas perguntas. Um tanto graças a ele é que eu venho vendo, lendo e ovindo coisas que dizem respeito a educação. Sem ela eu também acho que não dá para falar em melhora ou progresso ou crescimento. Estou aproveitando muito esta oportunidade de estudar aqui para vasculhar estas coisas que realmente me deixam dentro de duvidas que ninguém responde. A tv camara é uma boa fonte de várias informaçoes historicas e politicas. Achei legal que não tem só político discursando, tem documentários, curtas, reportagens. Uma dica é um programa chamado sempre um papo . vc escreve o nome do programa na pesquisa que traz um monte de gente boa querendo falar com voce sobre um monte de coisas (nem sempre boas). tem Frei Beto, MV Bill, varios escritores de varios estilos contando sobre seus livros.
desculpem o "emeião"
Rudi

0 Comments:

Post a Comment

<< Home